Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Especialistas debatem os desafios logísticos para a exploração do Pré-sal

12/09/2010 em Energia
O aumento da quantidade explorada, as dificuldades técnicas por causa da localização e a distância da costa implicarão em cooperação e altos investimentos. Mas perspectivas são as melhores e o momento, único.

O público lotou o auditório da Bolsa de Valores nesta quinta-feira, dia 9 de dezembro, para debater com especialistas os principais recursos logísticos para a exploração do pré-sal. O gerente-geral da Unidade de Serviços de Transporte e Armazenamento do Setor de Exploração e Produção da Petrobras, Ricardo Albuquerque de Araújo destacou os principais desafios no setor. "O fato da exploração acontecer a 300 quilômetros do continente vai exigir uma redução drástica da margem de erro, já que os custos operacionais diários são muito altos. Além disso, a demanda deve crescer 100% em cinco anos, por isso será preciso aprimorar e refinar o processo logístico para ganhar eficiência", enfatizou.



Marcos Panassol, sócio da PricewaterhouseCoopers, disse que este é um grande momento para investir no Brasil e que há três formas de fazer isso: vender produtos e serviços no Brasil; abrir uma nova operação; e estabelecer fusões/aquisições. Entre os desafios apontados estão a alta carga tributária e a necessidade de simplificação dos processos, além da barreira da língua, que dificulta os negócios entre empresas de menor porte. Para Panassol, as fusões e aquisições têm se mostrado uma forma eficiente de realizar esses investimentos. "Segundo os dados da PwC, em 2009 foram 24 fusões, contra 38 até outubro deste ano".



O superintendente da Fundação Coppetec-Coppe/UFRJ, Andrew H. Bott, destacou a importância do capital humano neste momento de crescimento e o papel fundamental que a Universidade desempenha neste processo. "A Coppe foi fundada com a filosofia de que não adianta produzir conhecimento de alto nível se esses especialistas não falarem a mesma língua da indústria". Por isso a Fundação foi criada: para facilitar a interação com o mercado e agilizar processos normalmente lentos no âmbito público. Muitas empresas, entre elas a Petrobras, têm contratos com a Coppetec, onde desenvolvem a tecnologia que será utilizada durante a exploração do petróleo localizado na camada de pré-sal.

Veja as fotos do evento em nosso Flickr, no link amchamrio.com/ev1399f



O evento teve o patrocínio da KPMG, Petrobras e Pwc.
A cobertura completa do evento será publicada na edição de jan/fev de 2011 da revista Brazilian Business.

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.