Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Hora de contratar no Brasil

01/10/2019 em Artigo
Conselhos de um expatriado americano no Brasil, por Jason Winters
Banco de imagens Unsplash
**Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião dos editores e da Câmara Americana de Comércio do Rio de Janeiro.

Como o investimento estrangeiro está mais uma vez esquentando no Brasil, sinto que é um momento oportuno para oferecer algumas dicas para empresas que recrutam expatriados, bem como para estrangeiros que procuram este tipo de emprego no país.

Políticas e considerações

Uma vez tomada a decisão de enviar Expatriados ao Brasil, recomendo que o Empregador e o Empregado levem em consideração vários pontos importantes para melhor alinhar as expectativas e aumentar as chances de uma parceria bem-sucedida.

Para a empresa, sugiro fortemente implementar:

1. Uma política para os expatriados que inclua treinamento específico em português brasileiro e cultural local, levando em consideração o contexto histórico do país, além da importância em montar um checklist de pontos essenciais para o convívio diário.

2. Um programa de treinamento específico para a Diretoria do país de origem responsável pelo Brasil, focado nas questões listadas acima, bem como nos aspectos financeiro, trabalhista e jurídico que são áreas sujeitas a mudanças constantes no Brasil. Parece óbvio, mas um entendimento adequado da Diretoria irá contribuir muito no sucesso da missão.

3. Um processo de integração robusto para os expatriados, que deve incluir reuniões periódicas para avaliar o progresso e a adaptação da equipe enquanto identifica e ajuda na resolução de possíveis problemas que podem surgir ao longo do caminho, e, claro, com a participação da estrutura RH local (se houver).

Para o funcionário, sugiro que invista tempo em:

1. Aprender o máximo de português possível através de cursos específicos.

2. Desenvolver uma estratégia para interagir com a equipe local e também com a gerência do país de origem, ressaltando aspectos locais que podem afetar o progresso da missão.

O status de expatriado

Como expatriado, sua visibilidade na empresa obviamente aumenta, juntamente com as expectativas e os níveis de responsabilidade. Esteja preparado para ir além do escopo oficial de suas funções, que é compreensível devido ao custo envolvido. Seja responsável e saiba o que sua função significa, não apenas para o país de origem, mas também para o escritório e os clientes no Brasil que valorizam muito o status de expatriado. Isso pode facilitar muito a solução de problemas e a consecução de objetivos; no entanto, sua capacidade de identificar e resolver problemas multifuncionais será muito importante, o que pode ser assustador, porém emocionante!

No Brasil, a capacidade de se comunicar em português é extremamente importante, mesmo que o país seja bastante acolhedor para estrangeiros. No ambiente de trabalho, você pode muito bem "se virar" em inglês ou espanhol; no entanto, você pode se encontrar bastante limitado e sujeito a situações para as quais é sempre preferível tomar precauções.

Ser um expatriado no Rio

O Rio é uma sociedade muito acolhedora, engenhosa e resiliente, com práticas comerciais bastante estratégicas. O ambiente de negócios é flexível e tudo é negociável, mesmo contratos já negociados previamente. A violência, o sistema de transporte público e o trânsito são problemas, mas totalmente gerenciáveis. As opções de comida são bastante agradáveis e variadas, mas não tão picantes. E é sempre bom apreciar os maravilhosos produtos locais: praia, futebol e samba!

Para finalizar, destacaria que:

- O Brasil é um destino excelente, mas muito desafiador especialmente como primeira experiência internacional.
- Alinhar as expectativas do empregador-funcionário antes da implantação é essencial.
- "PACIÊNCIA" é a palavra-chave em todas as situações.

Sobre o autor:

Jason Winters é um premiado executivo de gerenciamento de projetos e vendas, que trabalha no Brasil há mais de 15 anos. Certificado pelo PMP, ele já gerenciou com sucesso mais de 25 projetos (>1 bilhão USD) na indústria de petróleo e gás para multinacionais no Brasil.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.