Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Retrospectiva 2018: Debates de grande relevância à sociedade, fortalecimento das relações bilaterais, e muitos eventos de benchmarking e relacionamento

14/12/2018 em NOTÍCIAS
Todas as ações especialmente planejadas para alavancar o ambiente de negócios
Em meio a um cenário de transição política e urgência de fortalecimento econômico, a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) iniciou 2018 reiterando seu compromisso de contribuir cada vez mais para a retomada do crescimento do estado e do país. Durante todo o ano, seguiu empenhada para mobilização de parceiros, promovendo o diálogo com autoridades e, assim, reuniu mais de 2,7 mil executivos em cerca de 40 ações voltadas aos diversos segmentos da cadeia produtiva. Um caminho construído através da identificação de oportunidades, debate constante dos desafios, escuta dos associados e stakeholders, sempre em busca de soluções para o ambiente de negócios e para a sociedade. Os comitês e subcomitês da Câmara, um total de 13 grupos, trabalharam engajados nas prioridades setoriais, entre elas: aumento da eficiência energética no Brasil; PD&I, repetro, transformação digital, inovação em sustentabilidade, lei geral de proteção de dados, entre outras temáticas importantes às indústrias.

A atuação da AmCham Rio voltada ao segmento de óleo e gás foi intensificada logo durante o primeiro trimestre. Em fevereiro, o Comitê de Petróleo e Gás realizou uma missão empresarial, que levou executivos da BHGE, BP Energy, Chevron, Eneva, Engie, IHS Markit, Prumo Logística, Teekay Serviços Marítimos e Spectrum Geofísica à Brasília, com o objetivo de impulsionar a retomada da economia brasileira. A agenda propositiva apresentada ao governo focou em três temas macros: aprimoramento do licenciamento ambiental, revisão das regras de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e ambiente institucional do gás natural. O trabalho resultou em mudanças significativas e foi bem recebido pela indústria e investidores.

Realizado em março, o Sunset Networking combinou informalidade e descontração. A primeira edição do ano do happy hour de negócios aconteceu no Moonlounge Rooftop do JW Marriott e reuniu mais de 90 representantes de organizações. O evento, que comemorou os 453 anos da cidade do Rio de Janeiro, teve a presença marcante do pôr do sol e proporcionou novas parcerias em um clima descontraído.

Em abril, junto à celebração de 102 anos de fundação da Câmara, foi promovido no Hotel Hilton Copacabana, a cerimônia de Posse da Diretoria. O evento apresentou o novo board de diretores para o biênio 2018-2019 e recebeu como convidados o embaixador dos EUA no Brasil em exercício no mesmo período, P. Michael McKinley; o cônsul geral dos Estados Unidos para o Rio de Janeiro na ocasião, Jorge Nóbrega, presidente das organizações Globo, entre autoridades, CEOs e executivos. Pedro Almeida, presidente da AmCham Rio, aproveitou a singularidade do momento para destacar a necessidade de articular medidas que tragam melhorias a todos os níveis da sociedade e reforçou o comprometimento da entidade com as eleições de 2018. “A AmCham Rio irá se engajar profundamente no debate eleitoral com os candidatos para criar uma pauta propositiva que alinhe, de forma estratégica e viável, os interesses de investidores, empresários e do governo”, declarou.

Com a realização da 1ª edição de 2018 do Networking Coffee, o mês de maio começou propondo um diálogo sobre otimização de oportunidade de negócios. Marcelo Derossi, co-fundador do Clube do Networking, palestrante do evento, inspirou os participantes a cultivarem boas conexões. Cerca de 40 executivos estiveram no auditório da AmCham Rio para a apresentação do especialista e o qualificado networking exclusivo aos associados.

A 4ª edição do People Connections foi promovida no dia 29 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica. O seminário, idealizado pelo Comitê de Recursos Humanos da AmCham Rio, reuniu mais de 140 profissionais, gestores e líderes da área de RH. ‘Inteligência artificial’, ‘Soft Skills’ e ‘Indústria 4.0’, estiveram entre os temas debatidos no ciclo de palestras do encontro. Entre alguns convidados, José Claudio Securato, CEO e sócio fundador da Saint Paul Escola de Negócios, finalista do prêmio Top Of Mind de RH 2018; Jaqueline Weigel, chefe executiva do Grupo W Futurismo; Mira Noronha, gerente sênior de Aquisição de Talentos para América Latina da GE Corporate; e Tânia Cosentino, presidente da Schneider Eletric América do Sul.

Em outubro, a AmCham Rio lançou seu primeiro evento sobre liderança feminina, o ‘W Conference’, com o objetivo de debater os principais desafios e caminhos para a equidade de gênero nas organizações. O encontro, realizado em parceria com a Casa Firjan, promoveu um diálogo entre líderes inspiradoras, que juntas compartilharam suas trajetórias profissionais e experiências determinantes ao sucesso em suas carreiras. Representatividade, mentoria e networking sobre e para elas, foram discussões durante a programação. Como palestrantes, Adriana Carvalho, gerente para os Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres; Ana Paula Assis, Presidente da IBM América Latina; e Joana Félix, cientista/PhD em Química, e outras mulheres inspiradoras.

O mês de novembro foi marcado por novos horizontes ao Licenciamento Ambiental e oportunidades de evolução no setor energético brasileiro. Nos dias 7 e 8 de novembro, foram realizados o ‘I Seminário Internacional de Licenciamento Ambiental Offshore’, o ‘14º Brazil Energy and Power’ e ‘VIII Seminário Sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira’, uma parceria com a FGV Energia. A AmCham Rio promoveu um debate com convidados internacionais sobre melhores práticas e desafios do Licenciamento Ambiental, ponto chave para a retomada de investimentos e exploração offshore. O papel do gás natural na matriz energética brasileira; downstream; revisão das regras de integração da geração distribuída em 2019; smart grid; e revisão do modelo de contratação estiveram entre as temáticas do 14º Brazil Energy and Power e VIII Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira. As ocasiões possibilitaram um intercâmbio de experiências internacionais, explorando pontos determinantes para o desenvolvimento dos setores.

Em dezembro, a 14ª edição do Prêmio Brasil Ambiental reconheceu as melhores práticas em sustentabilidade do setor empresarial. O evento que, desde 2005, fomenta ações sustentáveis, aconteceu no dia 06 de dezembro, no Hotel Hilton Copacabana. A edição deste ano, trouxe a Conferência de Sustentabilidade com foco em ‘Inovação’, que abordou novas tecnologias, desenvolvimento inteligente, cultura de sustentabilidade e economia circular. Os palestrantes da Conferência foram Fernando Senna, fundador da Orbita; Luis Sabbado, gerente de Geoinformações e Desenvolvimento Florestal da Fibria; Beatriz Luz, fundadora do Exchange 4 Change Brasil e Núcleo de Economia Circular; Daniela Baccas, chefe do Departamento de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do BNDES. Ao fim, foram reveladas as sete empresas com projetos vencedores, que foram: Celulose Irani S/A, CPFL Renováveis, ENGIE Brasil Participações, O2eco Tecnologia Ambiental, Prumo Logística, Sofitel Guarujá Jequitimar e Votorantim Cimentos.

A Câmara também recebeu em duas ocasiões a equipe de transição do Governo do estado do Rio de Janeiro responsável pelos assuntos do setor elétrico e de óleo e gás. O objetivo dos encontros foi apresentar uma análise dos segmentos e o apontar as ações necessárias ao desenvolvimento do ambiente dos negócios. Outra contribuição da AmCham Rio, foi o papel de fomentadora e facilitadora do trabalho conjunto com da International Association of Geophysical Contractors (IAGC), IBAMA e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o lançamento do banco de dados ambiental integrado, que permitiu a consolidação dos dados, à serviço de todos, indústria, órgãos reguladores e meio acadêmico.

Este ano de intenso e gratificante trabalho chega ao fim ainda com mais novidades. A partir deste mês de dezembro, a AmCham Rio se incorporou à Amcham-Brasil. Seremos uma única Câmara Americana no país, trabalhando para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios, promovendo ações que garantam maior competitividade às empresas brasileiras, e contribuindo para o desenvolvimento da relação Brasil-Estados Unidos.

Em 2019, continuaremos engajados.
your business is our business.
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.