Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Lawtechs ganham destaque no setor jurídico

01/11/2018 em Evento
O seminário apresentou tendências, desafios e perspectiva para área
Banco de Imagens AmCham Rio
Atenta às demandas tecnológicas e às transformações do mercado jurídico, a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) promoveu no dia 30 de outubro, o seminário “Lawtechs e os reflexos no setor jurídico”. O encontro abordou uma nova perspectiva para o setor, apresentando o surgimento das Lawtechs, a implementação de ferramentas como blockchain, smart contracts e uso da jurimetria para possibilitar um trabalho mais ágil e estratégico.

A abertura e boas-vindas foram realizadas por Julian Chediak, diretor da AmCham Rio e sócio do Chediak Advogados. O debate teve a presença de Rafael Nasser, coordenador técnico do departamento de Informática da PUC-Rio; Hugo Pierre, gerente executivo PMP da Growth Tech; Caio Almeida, diretor jurídico da Wärtsilä Brasil e membro do Comitê de Assuntos Jurídicos; Fernando Liberato, sócio-diretor da Aurum Software; Angélica Heringer, diretora jurídica da CSM Brasil e membro do Comitê de Assuntos Jurídicos e Alexandre Montoni, sócio do Villemor Amaral Advogados.

O primeiro painel apresentou uma contextualização de blockchain e smart contracts como inovação jurídica e segurança de programação. Rafael Nasser iniciou o ciclo de palestras e falou sobre conceitos para a implementação e adequação das ferramentas na área. “Acredito em dois conceitos chaves para a transformação das relações de negócios: a grande mudança de perspectiva dessas tecnologias é que elas trazem um conceito da distribuição de poder. A nossa sociedade está acostumada a trabalhar com uma relação de confiança e centralidade, a ideia do blockchain é tornar o processo de confiança não mais centralizado e sim, melhor distribuído”, defendeu.

Hugo Pierre discorreu sobre o tema “Operações cartorárias com foco em confiabilidade e percepção do usuário”. Na opinião do especialista, as ferramentas são um meio de conceder validade e autenticidade as transações realizadas entre as partes, aprimorando as atividades e ampliando os serviços de forma mais confortável, segura e acessível. “A blockchain é um reordenamento de conceitos de tecnologias que já existem há algum tempo e seu diferencial é a forma como ela conseguiu reunir todos esses princípios e trazer para uma abrangência mais aplicável”, pontuou.

Por sua vez, o diretor jurídico da Wärtsilä Brasil, Caio Almeida, apresentou ao público o case da organização voltado à aplicação da inteligência artificial. Durante seu discurso, Caio explicou os desafios enfrentados para se adequar às novas tecnologias, alinhando segurança jurídica ao ambiente de negócios. Finalizando sua colocação, o especialista apresentou duas iniciativas desenvolvidas pela empresa: o “Legal App” e o “Hackathon”. “O Legal App será uma ferramenta de auxílio básico e de conexão imediata com advogados. Já o Hackathon é uma competição tecnológica para desenvolver projetos que ajudem o departamento jurídico a trabalhar de forma mais ágil e estratégica”, informou.

Outros pontos destacados foram como desmistificar a automação em escritórios e empresas, a inovação como chave para o crescimento e o grande potencial de atuação das Lawtechs no mercado. Fernando Liberato apresentou sua visão sobre inovação, abordando as novas tendências para o futuro da advocacia. “As coisas mudaram e nem sempre a inovação significa algo disruptivo, pode ser apenas um jeito melhor e mais seguro de se fazer algum trabalho”, explicou. Ao encerrar o encontro, o especialista deixou uma reflexão aos participantes: “existe um imenso mar de startups surgindo todos os dias e elas são uma oportunidade gigantesca para o universo jurídico. Por que não olhar para esse mercado?”, finalizou Fernando.

Após o ciclo de palestras, foi promovido um bate-papo, no qual os participantes tiveram a oportunidade de dirigir perguntas aos especialistas. O evento teve a participação de um público de cerca de 40 pessoas e aconteceu no Auditório da AmCham Rio.

Acesse aqui fotos do evento:
https://www.flickr.com/photos/amchamrio/albums/72157703027937195
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.