Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

W Conference: a mais nova Conferência da AmCham Rio

01/11/2018 em Evento
Liderança feminina, representatividade, networking e mentoria foram os principais temas do evento
Foto: Marcelo Cortez
Com o objetivo de debater os principais desafios e caminhos para a equidade de gênero nas organizações, a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) e a Casa Firjan promoveram, no último dia 26 de outubro, o W Conference. Líderes inspiradoras de diferentes segmentos de atuação dividiram com o público presente, cerca de 200 pessoas, suas trajetórias profissionais e experiências que foram determinantes para o sucesso. Entre as temáticas dialogadas: liderança, representatividade, mentoria e networking sobre e para elas.

O evento teve a participação de grandes profissionais como Adriana Carvalho, gerente para os Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres; Ana Paula Assis, Presidente da IBM América Latina; Ana Paula Caporal, vice-presidente da Comissão de responsabilidade social da Firjan e Gerente de Planejamento de Sustentabilidade e Gestão de Stakeholders da Enel; Andrea Natal, diretora geral do Belmond Copacabana Palace; Cláudia Danienne Marchi, chairperson do Comitê de Recursos Humanos da AmCham Rio e CHRO & Partner da Degoothi Consulting; Claudia Eliza Medeiros, Líder do escritório da PwC Brasil no Rio de Janeiro; Cristiane Alves, gerente geral da Casa Firjan; Gabriella Icaza, diretora da AmCham Rio e sócia da Albatroz; Fernanda Leitão, diretora da AmCham Rio e tabeliã do Cartório 15º; Joana Félix, cientista/PhD em Química e professora da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Franca/SP; Lindália Junqueira, CEO da Ions Innovation e co-fundadora do movimento Juntos Pelo Rio; e Rose Mary Frade, diretora executiva da Milano Brasil.

As boas-vindas institucionais foram realizadas por Gabriella Icaza, diretora da AmCham Rio e Pedro Almeida, presidente da entidade, juntamente com Cristiane Alves e Ana Paula Caporal, representantes da Casa Firjan. Adriana Carvalho iniciou a palestra de abertura e apresentou o trabalho da ONU Mulheres, que tem o objetivo de engajar o setor privado a contribuir com o avanço da Agenda 2030, a fim de impulsionar o comprometimento das organizações com a pauta diversidade. “Países com melhor equidade de gênero apresentam sociedades mais pacíficas e economicamente fortalecidas. Diversidade, além de ser o certo a ser feito, é um bom negócio para os países e organizações”, defendeu a especialista.

O painel “Atuação e experiência da mulher em diferentes segmentos” apresentou um diálogo entre Andrea Natal, Claudia Eliza Medeiros, Rose Mary Frade e Lindália Junqueira, no qual puderam expor as experiências determinantes de suas trajetórias profissionais. “Mulheres, façam a diferença, tenham coragem e inovem. Busquem se profundar e não pensem que não existem possibilidades para o crescimento de vocês, sempre há. Nunca deixei de acreditar que poderia e hoje eu sou a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO da Milano”, orientou Rose Mary Frade.
A líder do escritório da PwC Brasil no Rio de Janeiro, Claudia Eliza Medeiros, trouxe outra recomendação: “tenham foco no autodesenvolvimento e uma postura firme, confiante e confiável, que inspire confiança e respeito de seus pares e liderados”. Por sua vez, Andrea Natal, diretora-geral do Belmond Copacabana Palace, ponderou: "eu sou muito apaixonada pela minha carreira e precisei abdicar de muitas coisas por ela, tem os dois lados da moeda, há mulheres que não se veem em cargos de liderança e isso deve ser respeitado". Ao final do painel, Lindália Junqueira, CEO da Ions Innovation e co-fundadora do movimento Juntos Pelo Rio, completou: “só conseguiremos transformar esse quadro, se todos entenderem a importância da representatividade feminina”.

A palestra “Transformando vidas através da educação científica” trouxe a convidada especial Joana Félix, cientista e PhD em Química, que realiza um trabalho transformador como professora no município de Franca em São Paulo. Além de dividir sua trajetória de superação, a especialista trouxe amostras dos trabalhos de empreendedorismo desenvolvidos por seus alunos, que vêm causando uma verdadeira revolução de qualidade de vida e melhoria econômica dos habitantes locais. Joana é prova de que o empoderamento feminino possibilita empoderar também sociedades. “Acredito que só por meio da educação é possível alcançar uma transformação social efetiva. Eu resolvi fazer a diferença através da educação, utilizar todo o conhecimento que obtive em Harvard para mudar a minha cidade através do ensino para jovens”, declarou.

Com foco na atuação da mulher no segmento de tecnologia, Ana Paula Assis realizou a palestra de encerramento do evento. A presidente da IBM América Latina discorreu sobre quatro pilares para o desenvolvimento das mulheres nas organizações: correr riscos, construir uma rede de confiança, aprender a desaprender e se adaptar. “A mulher precisa reconhecer que precisa de ajuda, construir uma rede de confiança e aprender a desapegar de conceitos tradicionais. Nós é quem devemos ser protagonistas de nossa história”, aconselhou a presidente. “As mulheres passaram muitos anos se adaptando às empresas, agora é necessário que as empresas se adaptem a elas. É tempo de flexibilidade e protagonismo", finalizou Ana Paula.

Cláudia Danienne Marchi, chairperson do Comitê de Recursos Humanos da AmCham Rio e CHRO & Partner da Degoothi Consulting, realizou uma reflexão final sobre o conteúdo passado ao longo da manhã e deixou uma mensagem ao público: “sejam firmes, seguras e confiantes, independente de sermos mulheres ou homens, precisamos mostrar que temos potencial”.

O encerramento institucional foi realizado por Fernanda Leitão, diretora da AmCham Rio e tabeliã do Cartório 15, reiterando o compromisso da entidade de promover um ambiente de diálogo através do qual sejam discutidas pautas essenciais para o desenvolvimento do ambiente de negócios e das sociedades, como equidade de gênero e diversidade.
Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que foi uma realização da AmCham Rio e Casa Firjan, com o copatrocínio da PwC Brasil.

Acesse as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/amchamrio/albums/72157697129840550
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.