Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Retrospectiva 2017: Mobilizações, diálogos e eventos realizados pela AmCham Rio

15/12/2017 em NOTÍCIAS
Panorama de crescimento econômico e segurança pública estão entre os principais destaques
A AmCham Rio entrou em 2017 com o objetivo de contribuir para a retomada do crescimento da cidade do Rio e do país, em um cenário marcado por crise política e econômica. Mobilizou parceiros, dialogou com autoridades e, assim, reuniu mais de 2,5 mil executivos em cerca de 40 ações. Mapear problemas, discutir entraves e buscar soluções junto ao poder público e empresas através do diálogo foi essencial nessa trajetória. Os comitês e subcomitês trabalharam em cima de prioridades setoriais, entre elas: segurança jurídica; aumento da eficiência energética no Brasil; inovação; produtividade e cenários trabalhistas; segurança pública e sustentabilidade.

Na cerimônia de posse da nova diretoria, em abril, o atual presidente, Pedro Almeida assumiu os novos compromissos da instituição para os próximos dois anos, com destaque para as áreas de petróleo e gás e turismo, além de segurança jurídica, fundamental no ambiente de negócios. Confiante de ser um período de reconstrução, Almeida vislumbrou oportunidades de mais diálogos e parcerias apesar de considerar o cenário desafiador. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, P. Michel McKinley; o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella e Décio Oddone, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis estiveram presentes na cerimônia.

Em ação de integrar e debater, foram realizados dois President’s Lunch com autoridades para cerca de 200 executivos. Em maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso falou sobre problemas que provocam excessiva judicialização e travam investimentos no Brasil. No mês seguinte, Décio Oddone debateu as mudanças no ambiente regulatório e as perspectivas para a indústria de óleo e gás brasileira.

A atuação da AmCham Rio na área de petróleo e gás se intensificou a partir do segundo semestre. Em agosto, Hugo Repsold, diretor executivo de Assuntos Corporativos e Eberaldo Neto, superintendente de Bens e Serviços, apresentaram em encontro com cem executivos as mudanças para reduzir custos e melhorar processos do plano de negócios da Petrobras. Em setembro, o comitê de Petróleo e Gás apresentou em sua primeira reunião, o roadmap para 2017/2018, com temas considerados essenciais para estimular o desenvolvimento do setor, atrair novos investidores e retomar o crescimento econômico.

Já em outubro, o 13º Brazil Energy and Power, realizado pela primeira vez em parceria com a FGV, trouxe novas perspectivas para o setor energético brasileiro e reuniu especialistas, lideranças políticas e empresariais. Participaram do evento Décio Oddone, diretor-geral da ANP; Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia; Paulo Pedrosa, secretário executivo do Ministério de Minas e Energia; Márcio Félix, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, entre outros.

A edição do 3º People Connections surpreendeu e inspirou ao abordar os diferentes estilos de liderança, o respeito à diversidade, o engajamento e os desafios da gestão de recursos humanos nas empresas. OLX, Coca-Cola, Reserva, American Airlines compartilharam seus cases de sucesso, discorreram sobre a importância de inovar para integrar os funcionários e por fim, Pedro Calabrez, sócio-diretor da NeuroVox e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Jorge Forbes, médico psiquiatra e psicanalista e um dos criadores do programa Terra 2 na Tv Cultura, e Carlos Tufvesson, estilista e militante de direitos civis e humanos enriqueceram o debate com seus insights.

Quando a questão da segurança pública no Rio de Janeiro ficou insustentável, a AmCham Rio liderou uma mobilização entre os setores público e privado, com participação da Firjan, do Consulado Americano, da Rio Negócios, do Disque Denúncia, da Rio Convention and Visitors Bureau, e de várias câmaras de comércio da cidade em busca de soluções. Essa articulação resultou no evento “Diálogo sobre segurança pública no Rio de Janeiro” com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia; o secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá; o delegado da polícia civil e ex-chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Allan Turnowski; e Rodrigo Oliveira, delegado civil e coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais – Core. Nessa ocasião, Pedro Almeida apresentou uma agenda propositiva para combater o problema.

Diante do clima de incerteza no país em relação à política e à economia, após três anos do início da maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro do Brasil, a AmCham Rio debateu as expectativas para 2018 e os desafios a serem enfrentados pelos próximos líderes. Participaram: Eduardo Gussem, procurador-geral de Justiça do Estado do Rio; Fabio Medina Osório, presidente executivo do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado - Iiede; Ricardo Sennes, cientista político e sócio da Prospectiva Consultoria.

Em novembro foi a vez do 13º Prêmio Brasil Ambiental, realizado no Palácio do Itamaraty. Criado em 2005, a edição desse ano contou com a 1ª conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da nova categoria adicionada à premiação: empreendedorismo sustentável. O evento debateu temas fundamentais para o futuro carioca, como o valor econômico do crescimento com sustentabilidade, a importância da Baía de Guanabara para o Rio de Janeiro e a construção da sua marca, a questão da destinação correta dos resíduos sólidos e o papel da agricultura familiar no abastecimento das cidades. Jorge Felippe Neto, secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro; Hugo Bethlem, diretor-geral do Capitalismo Consciente Brasil; João Eustáquio Nacif Xavier, superintendente do Ibama no Rio de Janeiro e João Gianesi Netto, presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública , entre outros, estiveram presentes.

Dentre as novidades de 2017, um novo formato de evento de networking foi implementado: o Sunset. Mais descontraído e ao entardecer, o primeiro aconteceu em fevereiro e segundo em junho. Além desses, outros três eventos de Networking Coffee foram realizados ao longo do ano, a fim de estimular o relacionamento entre associados.

A Câmara também recebeu uma delegação de hospitais norte-americanos em busca de parcerias no Brasil. O encontro, realizado em conjunto com o Consulado Americano, contou com palestras do cônsul-geral James Story e de Antonio Jorge Kropf, executivo de relações institucionais da Amil.


Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.