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People Analytics: um novo olhar sobre as pessoas

31/03/2017 em Artigos
Artigo por Rachel Malva
Mensurar é uma prática cada vez mais frequente entre os profissionais de RH. Seja por demanda da liderança das organizações ou pela necessidade de tornar a área mais estratégica, a competência de análise ganha cada vez mais espaço. Esta tendência é reflexo de um movimento que já aconteceu em áreas como Marketing, Comunicação ou Pesquisa & Desenvolvimento, e que trouxe excelentes resultados.


O People Analytics - análise de dados aplicada à gestão de pessoas - surgiu como um importante aliado para melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre capital humano e passou a capturar a atenção de profissionais de recursos humanos, líderes empresariais e da comunidade acadêmica.


Por meio da análise de dados, a área de Recursos Humanos pode realizar desde reportes básicos, informando dados históricos, demográficos levantados em contagens básicas, até atingir o nível de modelagem, onde os dados coletados e indicadores calculados são utilizados para realização de previsões e ou planejamento de cenários futuros utilizando técnicas e ferramentas de análise de dados.


A segunda edição da pesquisa “Práticas de People Analytics nas Organizações Brasileiras”, conduzida pela PwC, em parceria com a FGV em 2016, analisou o grau de maturidade das empresas na utilização de indicadores classificando-as em quatro estágios. Apesar de ser uma prática que ganha cada vez mais força, apenas 10% das empresas estão no último grau de maturidade relativo a utilização de indicadores para Modelagem.


Criar uma estrutura lógica que reúne, organiza e interpreta os dados relativos às práticas de gestão de pessoas é o objetivo das organizações que percebem a prática de People Analytics como um instrumento de suporte para a solução de problemas complexos. Mesmo nas organizações que já utilizam indicadores, há ainda um longo caminho a ser percorrido.


Segundo o estudo, em apenas 17% das organizações a alta administração utiliza as informações de People Analytics na tomada de decisões estratégicas da empresa e de planejamento futuro. Para 58% das empresas respondentes, o People Analytics é pouco utilizado para a tomada de decisões ou é a base para decisões circunscritas apenas à área de RH.


Os principais desafios para a evolução do People Analytics nas organizações são a dificuldade de correlacionar os indicadores com os objetivos do negócio, além do pouco preparo das lideranças no uso desse dados. O primeiro passo, e talvez o mais importante, é a empresa saber exatamente as perguntas a serem respondidas. Depois, é necessário selecionar, a partir das informações disponíveis, quais indicadores devem ser gerados e as análises e correlações que precisam ser feitas.


Por exemplo, se seus desafios envolvem sucessão e diversidade, você deverá se preocupar em analisar dados diferentes dos acompanhados em uma organização que está tentando entender como evitar acidentes de trabalho ou aumentar a produtividade do time de vendas. De modo análogo, se o desafio de uma empresa é reduzir o número de processos trabalhistas, o mero acompanhamento desse indicador não vai ajudar na identificação das causas do problema e, muito menos, nas ações a serem tomadas para saná-lo.


Para a plena utilização do People Analytics, é cada vez mais importante que a área de Recursos Humanos tenha profissionais com habilidades para coleta de dados, tratamento e análise de informações, assim como recursos tecnológicos disponíveis para suportar este processo. Talvez por isso, a 20th Annual Global CEO Survey, da PwC, divulgada em janeiro, mostrou que pouco mais de 50% dos CEOs entrevistados estão repensando a função de RH em suas organizações.


A revolução digital está remodelando a forma como vivemos e a maneira como trabalhamos. A área de Recursos Humanos precisa estar apta a ajudar as organizações a reagir rapidamente diante destes desafios. O People Analytics pode ser a chave para lidar com estas questões.


Rachel Malva é gerente da PwC Brasil e especialista em RH.


* Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião dos editores e da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro.
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