Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Talk Show traça desafios e expectativas do RH para este ano

31/03/2017 em Notícias
Evento abordou maneiras de aprimorar o desempenho dos funcionários em meio à crise
Da esquerda para a direita: Hellen Ferreira, Mônica Paiva, Rafael Sampaio da Motta e André Nolasco.
Após um ano turbulento, marcado por reestruturações internas nas empresas, o setor de RH enfrenta o desafio de promover internamente uma equipe coesa, com profissionais motivados e produtivos. Para discutir o tema, a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) promoveu na terça-feira, dia 28 de março, o Talk Show “O que o RH espera de 2017?”. O evento, que contou com o patrocínio do Grupo Case Benefícios e Seguros e copatrocínio da Med-Rio Check-up, teve abertura de Cláudia Danienne, chairperson do Comitê de Recursos Humanos da Câmara, e moderação de André Nolasco, diretor da Michael Page International.


O primeiro painel teve participação de Ana Paula Borges, superintendente de Formação Executiva e Gerencial da FGV, Claudia Pittioni Scarinci, coordenadora de RH da Radix Engenharia, e Allain José Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan. Ana Paula falou sobre os benefícios da gestão do eu e do neurobusiness, conhecimento da neurociência aplicado para organizações. “Tudo parece nos mostrar que, se aprendemos a ser espectadores de nós mesmos, conseguimos ficar mais cientes de todo o processo, mais conscientes das nossas reações, e entregar ações mais eficientes e alinhadas aos nossos propósitos”, afirmou.


Claudia também falou sobre encarar épocas desafiadoras: “Você escolhe olhar para o lado da crise ou olhar para o lado da oportunidade. A Radix definitivamente resolveu olhar para as oportunidades. A gente já vem se preparando para algo grande, em termos de dificuldades, há algum tempo. Hoje, enxergamos que é esse o momento para formar, capacitar e desenvolver nossa equipe, construindo uma empresa muito mais forte”.


Já Fonseca refletiu sobre a estrutura da educação atual. “O modelo escolar hoje não é atrativo para o jovem, não dialoga com os anseios da juventude. Ele se torna cada vez mais um amontoado de conteúdos desconexos, que reproduzem o pensamento da ‘caixinha’, onde a Matemática é ensinada de uma forma completamente independente das questões sociais, da Geografia, do Português”, exemplificou.


O segundo painel do evento teve palestra de Mônica Paiva, diretora do Great Place To Work no Estado do Rio de Janeiro; Hellen Ferreira, gerente de RH da Tupperware e Rafael Sampaio da Motta, CEO do Grupo Case Benefícios e Seguros e ex-presidente da Câmara. Segundo Mônica, não existe mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Hoje, as empresas precisam lidar com a vida das pessoas. Não é possível ter alto desempenho exigindo só o lado profissional, é preciso olhar a pessoa como um todo”, afirmou.


Hellen destacou outro sentimento que deve ser instigado pela equipe de RH: o orgulho organizacional. “Para alcançar nossa meta, precisamos de pessoas orgulhosas do lugar em que trabalham. Com orgulho, fazem seu melhor, indicam a empresa para outros profissionais.”


O colapso da saúde empresarial e os custos de planos de saúde foram os temas da palestra de Rafael. “O RH precisa ser a mola catalisadora, junto com as operadoras, da discussão do modelo de fee for service, para ver se ele é sustentável a longo prazo. Só com inteligência e integração é possível fazer uma boa gestão.”


André Nolasco comentou sobre a importância de um RH moderno, estratégico, que faz parte do negócio, e não é só um braço operacional. “Tenho contato com diversas empresas no mercado e, infelizmente, o que a gente nota é que boa parte ainda carrega uma área de Recursos Humanos com essa característica de rodar folha, cuidar do departamento pessoal e pouco estratégica”, concluiu.


As fotos do Talk Show estão disponíveis em http://bit.ly/2mVYzqN
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.