Os comitês, subcomitês e iniciativas listados abaixo representam um dos mais importantes benefícios da AmCham Rio para os associados. Importante braço intelectual da entidade, cada um deles é organizado por setor e orientado a desenhar estratégias e ações que traduzam os principais pleitos do empresariado.
A atuação se dá em sinergia com as prioridades da Câmara – que estimula o advocacy com autoridades, o relacionamento empresarial e o intercâmbio de ideias e de experiências. Fomentar os negócios, o networking e fortalecer as instituições envolvidas é o objetivo final.
Na liderança estão profissionais especialistas no setor que enriquecem as discussões e, dessa forma, contribuem ativamente nas pautas levantadas em reunião.
A participação é exclusiva para membros especialistas das empresas associadas. Cada companhia pode ter, no máximo, 02 (dois) representantes por comitê/iniciativa e cada executivo pode participar em até 03 (três) desses grupos.
Faça parte!
» Comitê de Assuntos Jurídicos
Formado em 1989 pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem curso de especialização em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro – FGV/RJ (1999/2000). Professor de Direito Empresarial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1999 e de diversos cursos de pós-graduação. Diretor-presidente da subsidiária brasileira da multinacional espanhola Myrurgia S.A. (1990-1996). Sócio de Motta, Fernandes Rocha Advogados (1998-2010). Diretor Jurídico do Grupo Light com atuação nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (2006-2010). Diretor e conselheiro jurídico da AmCham Rio no período de 2014 até 2017. Sócio de Chediak Advogados desde 2011.
Chairperson
Luiz Claudio Salles Cristofaro
Chediak Advogados
Sócio de Tocantins Advogados, Professor convidado da FGV/RJ, Pós-graduado em Processo Civil pela Cândido Mendes/RJ.
Vice-chairperson
Bruno Tocantins
Tocantins Advogados
Perfil: O Comitê de Assuntos Jurídicos da AmCham Rio tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no Estado do Rio de Janeiro a partir da identificação de temas relevantes, da transmissão de informações e do desenvolvimento de ações referentes a assuntos da área jurídica ligadas ao capital privado.
Subcomitês
1 - Tributário
É Sócio fundador da Gaia, Silva, Gaede & Associados Advogados no Rio de Janeiro. Advogado graduado pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (RJ), Contador pela UniverCidade (RJ), com pós-graduação em Auditoria e Controladoria pela Fundação Oswaldo Aranha. É professor de Direito Tributário e Planejamento Tributário nos cursos de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Cândido Mendes. Especialista em direito societário e tributário, é palestrante em diversas entidades de classe, tais como: Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio); Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF); e Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON).
Vice-chairperson
Gerson Stocco
Gaia, Silva, Gaede & Associados
Perfil: O subcomitê de Assuntos Tributários é parte integrante do Comitê de Assuntos Jurídicos. O grupo tem como missão promover, de modo transparente, a discussão de temas relevantes para a área tributária, buscando alcançar a simplificação das obrigações acessórias, a estabilidade das relações jurídicas entre fisco e contribuinte, o aprimoramento do sistema jurídico-tributário e a aproximação entre entidades fiscais e contribuintes.
2 - Propriedade Intelectual
Perfil: O subcomitê de Propriedade Intelectual é parte integrante do Comitê de Assuntos Jurídicos da AmCham Rio. O grupo aborda, entre seus principais debates, situações relacionadas a marcas, patentes e transferência de tecnologia. Formado por experientes advogados, também dissemina informações importantes sobre propriedade intelectual nas organizações, como vetor de competividade, inovação e segurança jurídica para os setores produtivos.
» Comitê do Setor Elétrico
Alessandra ocupa a posição de Diretora Presidente da Energisa Comercializadora. Ingressou no grupo Energisa há 13 anos, para assumir a Diretoria Corporativa de Mercado e Comercialização de Energia. Anteriormente, trabalhou na Light, na Coca-Cola e na Vale, ocupando diversas funções gerenciais, nas áreas de Operações e Planejamento. Alessandra é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Mestrado em Engenharia Industrial, com ênfase em Finanças pela PUC/RJ e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e em Marketing, pela COPPEAD/UFRJ.
Chairperson
Alessandra Amaral
Energisa Comercializadora
O engenheiro Jorge Alcaide vem atuando no mercado de energia há mais de 20 anos, especificamente em empreendimentos de geração de energia termelétrica. Ingressou na Wärtsilä Brasil em janeiro de 2008 e atualmente é Diretor Regional da empresa. Graduado em Engenharia Mecânica com MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização no Mercado de Energia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Vice-chairperson
Jorge Alcaide
Wärtsilä
Perfil: O Comitê do Setor Elétrico atua como fórum de discussões sobre o setor de energia no Rio de Janeiro. Debates sobre desafios determinantes da área são promovidos pelos membros do grupo, possibilitando diálogos estratégicos e a idealização de ações que visem o aprimoramento setorial.
» Comitê de Marketing
É especializado em direito, marketing empresarial, comunicação corporativa, e possui cursos no Brasil e no exterior. Conselheiro da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-Rio), foi eleito publicitário do ano de 2008/2009 pela instituição. Noel totaliza 30 anos de experiência profissional como executivo em empresas como Grupo Libra, Arthur Andersen e Shell, além de ter atuado como consultor de marketing. É o sócio responsável pelo planejamento e atendimento do Grupo Casa da Criação.
Chairperson
Noel De Simone
Casa da Criação
Formada em Administração com ênfase em marketing pela ESAMC/ESPM, com especialização em comunicação e novas mídias feita em Londres/UK. Beatriz está a 15 anos atuando na área de comunicação e tem experiência em áreas como Brands, Eventos, Mídia, Planejamento, Experiência com consumidor, Digital, Inovação, CRM. Trabalhou em agências de publicidade: Wunderman (Grupo Y&R), Fischer América como líder de contas/Atendimento & Planejamento, Gerenciou o Marketing da Red Bull no Brasil, foi diretora de marketing da Nike e em 2014 assumiu a diretoria de Marketing da Coca-Cola. Seus pontos de paixão são: Empreendedorismo, Liderança Feminina, Esportes e Viagens/Lifestyle.
Vice-chairperson
Beatriz Bottesi Monteiro de Carvalho
Coca-Cola
Perfil: O Comitê de Marketing prioriza a troca de informações, a realização de debates, a apresentação de cases e a identificação de novas oportunidades de negócios relacionados a marketing no Rio de Janeiro. Empenha-se em atrair grandes eventos da área, impulsionando a imagem ao Estado do Rio de Janeiro como referência no setor.
» Comitê de Petróleo e Gás
Chairperson
Ana Lopes
Chevron Brasil
Adyr Tourinho is the Latin America Regional Product Company Executive Leader in the Oilfield Equipment of BHGE. He is responsible to lead the regional Product Company teams, managing customers relationship and align Global strategy with local execution. Adyr graduated from Universidade Federal do Rio de Janeiro Industrial Engineering School. He has a post-graduation diploma from the first Exploration and Production in Oil & Gas course held at Instituto Brasileiro de Petróleo (RJ) and also has a MBA in Business Management from Erasmus University Rotterdan (Rotterdan, Netherlands). Adyr joined GE Oil & Gas in 2014 as Subsea & Drilling Latin America Sales & Commercial Leader and, in July 2017, Baker Hughes a GE Company was formed and he was pointed as the Regional Executive Director for Oilfield Equipment.
Vice-chairperson
Adyr Tourinho
BHGE
Perfil: O Comitê, formado por grandes empresas de E&P e as maiores empresas que compõem a cadeia de fornecedores, reuniu os temas considerados essenciais para estimular o desenvolvimento do setor, atrair novos investidores e, consequentemente, retomar o crescimento econômico.
» Comitê de Recursos Humanos
É empresária, sócia da Degoothi Consulting, tendo forte experiência como executiva de negócios com ênfase em RH e Qualidade. Psicóloga de formação, atua há mais de 26 anos no mercado profissional. Possui background eclético com passagens por universidades e escolas de negócio renomadas no mundo e no Brasil, como Harvard Business School e no MIT em Boston USA, INSEAD em Fontainebleau, França, Disney Institute USA, Coppead e IBMEC, RJ /BR, dentre outros, onde complementou sua formação com cursos voltados para gestão estratégica, pessoas, serviços, inovação e liderança. Tendo experiência em empresas nacional e multinacionais, destaca em sua trajetória, participação em mais de 18 processos de fusão e aquisição de empresas, abertura de capital - IPO, movimentos de change management e cultura corporativa, redesenho estrutural e funcional para times de alta performance etc. É chairperson do Comitê de Recursos Humanos na AmCham Rio e palestrante.
Chairperson
Cláudia Danienne Marchi
Degoothi consulting - developing good things
Perfil: O Comitê de Recursos Humanos tem por objetivo impulsionar a troca de informações entre associados e profissionais da área de RH, de modo a disseminar melhores práticas nas relações empresariais e evidenciar temas relativos ao setor. O grupo promove reuniões, seminários, debates e palestras.
» Comitê de Saúde
É diretor-médico da MedRio Check Up, empresa voltada para a medicina preventiva, e atua como médico da Construtora Norberto Odebrecht há 29 anos. Membro do Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro, escreveu dois livros: "Como Se Tornar um Bom Estressado" e "O Cérebro Emocional – As Emoções e o Estresse do Cotidiano” (Rocco). Formou-se médico-cirurgião pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Chairperson
Gilberto Ururahy
Med-Rio Check-Up
Vice-chairperson
Thais Jorge
Bradesco Seguros
Perfil: O Comitê de Saúde tem como principal objetivo contribuir para transformar o Rio de Janeiro em referência para serviços de saúde de excelência no Brasil. O grupo reúne grandes empresas da área de saúde, entre hospitais, seguradoras e indústrias farmacêuticas. Periodicamente, promove debates sobre temas relevantes da área, com o intuito de compor propostas para apresentação a gestores públicos do Estado.
» Comitê de Seguros, Resseguros e Previdência
Perfil: O Comitê de Seguros, Resseguros e Previdência tem como missão planejar e apresentar ações relevantes, fomentando debates e gerando propostas de mudanças que visem incentivar os investimentos na área de seguros no Estado do Rio de Janeiro.
» Comitê de Sustentabilidade
Renata é Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Prudential do Brasil desde outubro de 2016. Antes de ingressar na empresa, trabalhou por 11 anos na Iberdrola, líder mundial em energia renovável como Gerente de Comunicação e Relações Institucionais. De 2014 a 2016, foi também Diretora do Instituto Iberdrola Brasil, coordenando projetos sociais e ambientais. De 2000 a 2005, trabalhou por cinco anos na EADS-CASA como assessora de imprensa. É formada em jornalismo pela FACHA e possui pós-graduação em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio e em Comunicação Empresarial pela ESPM-Rio.
Chairperson
Renata Chagas
Prudential do Brasil
Aline é gerente de comunicação externa da Souza Cruz e também lidera a gestão do Instituto Souza Cruz. Trabalha há 12 anos na área de Corporate Affairs da Souza Cruz, tendo liderado também as áreas de Comunicação Interna e Marketing Business Partner ao longo desta trajetória. Jornalista, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA em Comunicação Corporativa e Marketing pela Fundação Escola Álvares Penteado, trabalhou nos jornais O Globo e Jornal do Brasil no início dos anos 2000.
Vice-chairperson
Aline Almeida
Souza Cruz
Perfil: O Comitê tem como objetivo promover a troca de experiências entre o grupo, identificando as diferentes visões e aplicações da sustentabilidade nas organizações, buscando destacar a relevância do tema e a importância de trabalhar para que a responsabilidade socioambiental seja parte essencial das estratégias de negócios das empresas e de políticas públicas.
Grupo de Estudos de Licenciamento Ambiental
Atua na área do direito ambiental e tem experiência em contencioso judicial e administrativo, negociações complexas, além de prestar consultoria nos mais diversos assuntos relacionados à área. Atende empresas nacionais e multinacionais em vários setores, com ênfase em energia (biocombustíveis, petróleo e gás e renováveis), agronegócio, florestal, química, mineração e infraestrutura. Foi sócio responsável pela área ambiental no Brasil do escritório americano Mayer Brown. É professor de direito ambiental em cursos de pós-graduação na Fundação Getulio Vargas (FGV) e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), coordenador do Comitê de Estudos em Meio Ambiente e diretor do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE).
Líder
Luiz Gustavo Bezerra
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
» Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação
É gerente de negócios da IBM na filial do Rio de Janeiro. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Public Management pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com cursos de extensão em Business Insight e Conversação Estratégica pela Harvard Business School, e em Liderança de Vendas Avançada pela Universidade de Boston. Atuou como gerente da Unidade de Negócios para o setor público e como gerente de contas sênior para o setor público da região de São Paulo. Em 2000, Moreira trabalhou na Unidade de e-Business, no Rio de Janeiro. Entre 2001 e 2006, o executivo foi gerente de contas para a Petrobras, gerenciando todas as Unidades de Negócio da IBM.
Chairperson
Gustavo Moreira
IBM
É graduado em Administração, conta com a experiência de 16 anos no mercado de TI nas áreas de gerenciamento de projetos de Infraestrutura, Data Center, Desenvolvimento de Software e Inovação. Atualmente, é responsável pelo desenvolvimento e expansão do segmento de TIC na Algar Telecom da regional Rio de Janeiro como Gerente de Contas Corporativas de TIC.
Vice-chairperson
Bruno Augusto dos Santos
Algar Telecom
Perfil: O Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação tem por objetivo criar um ambiente propício para o desenvolvimento de TIC no Rio de Janeiro. O grupo promove discussões em torno dos assuntos em destaque na área, estabelecendo o envolvimento entre as esferas pública e privada, em busca de oportunidades de investimentos em infraestrutura tecnológica.
» Comitê de Turismo e Negócios
É diretora de Vendas e Marketing do Hilton Copacabana e Hilton Barra. Com formação em hotelaria e especialização em marketing pela PUC/IAG, atua no segmento há 20 anos. Com sólida experiência na gestão comercial, já trabalhou para outras cadeias hoteleiras, atuando em outros mercados, além do Rio de Janeiro. Sua experiência na abertura de 3 hotéis e na conversão de marca de uma unidade, ampliou sua visão de negócio, gestão de pessoas e liderança.
Chairperson
Maria Paula Comaru
Hilton
Marcus Juste é gerente de Vendas da Delta Air Lines para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. O executivo juntou-se a Delta em agosto de 2016 como gerente do Estado do Rio de Janeiro e, em maio de 2017, assumiu a nova região. Natural de São Paulo, iniciou sua carreira no mercado de construção civil onde teve a oportunidade de atuar em diferentes projetos, em países como Republica Dominicana, Portugal e Congo. Marcus é formado em Administração e possui uma especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Vice-chairperson
Marcus Juste
Delta Air Lines
Perfil: O Comitê de Turismo e Negócios tem como objetivo reunir empresas de distintos setores e ser um espaço voltado à troca de informações, debates, novas oportunidades e ao fomento do desenvolvimento e expansão do turismo e do negócio no Estado do Rio de Janeiro.
Conheça também as inciativas e participe!
» Indústria Criativa e Cultura
Fundou e preside a Latin American Training Center (LATC), empresa de treinamento e consultoria voltada para produtores audiovisuais com sede no Rio de Janeiro, e é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). Atualmente, preside a RioFilm Commission, escritório de apoio às produções audiovisuais do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Durante os 25 anos de carreira na Motion Picture Association (MPA), adquiriu ampla experiência na indústria audiovisual e em direitos de propriedade intelectual.
Chairperson
Steve Solot
Latin American Training Center (LATC)
Perfil: A iniciativa de Indústria Criativa e Cultura tem como principal bandeira incentivar a transformação do Rio de Janeiro em centro de atração de investimentos para a indústria audiovisual e a criação de um polo de convenções e de formação de mão de obra qualificada. O grupo organiza encontros entre empresas de variados setores, advogados e especialistas, com intuito de estimular a geração de negócios e a elaboração de propostas capazes de desenvolver o setor.
» Relações Governamentais
É 2º vice-presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. Ingressou na AmCham Rio em 2004 como diretor e membro do comitê executivo. Em 2007, foi indicado para a presidência da entidade, cargo que assumiu também em 2008. É graduado em Contabilidade e Administração de Empresas, Cônsul Honorário da Áustria no Rio de Janeiro e membro do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio) e do conselho da ONG “Rio Como Vamos”. João responde hoje como Co-CEO do Grupo Case Benefícios e Seguros.
Chairperson
João César Lima
Grupo Case Benefícios e Seguros
Perfil: A iniciativa de Relações Governamentais tem o objetivo de analisar temas relacionados às relações governamentais e ao fomento do diálogo do setor privado com órgãos públicos.
Para mais informações entre em contato através do formulário abaixo: